Criado para postagem das atividades dos alunos do Curso de PEDAGOGIA A DISTANCIA, pela UAB UFPB do polo de apoio presencial de Limoeiro-PE

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Aluizio Moura-Desafio 2

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
UFPB – VIRTUAL
PÓLO DE APOIO PRESENCIAL LIMOEIRO – PE
DISCIPLINA – TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO I
PROFESSOR (A) – LEBIAM TAMAR
MEDIADOR (A) – REBECCA BICHARA
APRENDENTE- JOSÉ ALUISIO OLIVEIRA DE MOURA


Blog é uma das principais ferramentas da web 2.0, surgiu em 2001, utiliza protocolos de transmissão de dados e conta com um servidor para armazenar as informações que precisam ser atualizado freqüentemente.Caracteriza-se por ter um formato de diário que permite, alem de divulgações de textos, permite uma infinidade de assuntos que vão desde diários, piadas, links, notícias, poesias, artigos, idéias, fotografias entre outros, possibilitando receber comentários.
O blog é utilizado de várias maneiras, uma delas é como recurso pedagógico, devido a sua grande possibilidade de interação proporcionando ao aluno acesso e interatividade as informações de forma colaborativa, sua utilização não se restringe apenas em um espaço de leitura e escrita, mas em um espaço de interação entre aluno, professor e informação. É importante ressaltar, para que o blog se configure como um espaço educativo é necessário que o professor estabeleça critérios e objetivos pedagógicos deixando claro o que ele espera do aluno.
Outros benefício dos blogs é aproximam as pessoas permitindo reflexões, troca de idéias e experiências, ampliando a visão de mundo oferecendo várias produções realizadas facilitando a construção do conhecimento.
Fontes:
·Texto: Web 2.0 e suas ferramentas, disponibilizado no ambiente moodle.
·Utilização Do Blog Como Recurso Pedagógico - MACHADO, Ana Claudia Teixeira. Disponível em: http://www.artigonal.com/educacao-online-artigos/utilizacao-do-blog-como-recurso-pedagogico-950443.html. Acessado em: 04/04/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário