Criado para postagem das atividades dos alunos do Curso de PEDAGOGIA A DISTANCIA, pela UAB UFPB do polo de apoio presencial de Limoeiro-PE

sexta-feira, 9 de abril de 2010

POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DAS FERRAMENTAS DA WEB 2.0 - RAQUEL

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB
DISCIPLINA: TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO I
APRENDENTE: RAQUEL DE HOLANDA PACHECO
EMAIL: raquel@isead.com.br


FERRAMENTAS DA WEB 2.0

São muitas as ferramentas da web 2.0 que podem ser empregadas para favorecer o processo de ensino aprendizagem, dentre elas, podemos citar:
Vídeo Clips e YouTube – essa ferramenta permite que várias pessoas possam assistir e baixar vídeos diversos. Por meio do YouTube os professores postam vídeo-aulas, textos com recursos de áudio e imagem. Na realidade todos podem se inscrever e enviar vídeos, que serão disponibilizados para os milhares de visitantes. Os professores podem empregar essa ferramenta em sala de aula na confecção de vídeos com os alunos, na criação de slides com sons e imagens que podem ser disponibilizados na rede, para pesquisa dos alunos sobre determinados temas trabalhados em aula;
Blogs – através do blog podemos tornar nossas ideias e produções conhecidas por outros internautas. Essa ferramenta no princípio era utilizada mais como diário pessoal, mas na atualidade é utilizada para fins academico, pessoal, profissional, dentre outros. Muitos professores já possuem blogs, onde postam textos, imagens, slides, suas produções científicas. O blog é uma ferramenta que deve está sempre atualizada, sendo um espaço onde só quem tem acesso ao login é quem pode publicar material, os visitantes podem apenas comentar os materiais publicados e esses comentários ainda podem ser moderados pelo proprietário/administrador.

REFERÊNCIAS:
BRENNAND, Edna Gusmão de Góes; BEZERRA, Lebiam Tamar Silva. Orgs. Trilhas do Aprendente. v. 5. João Pessoa: Ed. Universitária/UFPB, 2009.
Sítio:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário