Criado para postagem das atividades dos alunos do Curso de PEDAGOGIA A DISTANCIA, pela UAB UFPB do polo de apoio presencial de Limoeiro-PE

terça-feira, 6 de abril de 2010

DESAFIO 2

Meu nome é Rosely Loiola
Referência bibliográfica: web2.0br.com.br/conceito-web20/ -

Ainda não temos um conceito definido para o termo web 2.0, pois ainda não foi possível entrar em um consenso. Mas, na Wikipédia encontramos o seguinte: “ web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva”. Ou seja, dá o poder as pessoas para agir coletivamente em uma plataforma na internet. Assim, a colaboração dá força para uma concorrência entre meios ultrapassados e inovações eficientes como a web 2.0.
            O blog é uma ferramenta da web 2.0. Um diário online que permite que os usuários registrem diversos conteúdos que ficam disponíveis em ordem cronológica e possibilita um espaço para que os leitores deixem seus comentários. O mesmo é uma importante ferramenta com possibilidades pedagógicas, porque é um meio de interação, comunicação, compartilhamento de idéias, informações e conhecimentos de forma colaborativa. Onde o ambiente de aprendizagem não pode ser uma aprendizagem passiva, mas sim ativa com a participação de alunos, professores, dentre outros leitores. Tornando os nossos alunos mais críticos, provocando mudanças de comportamento através da leitura, onde ele mesmo pode criar seu próprio blog e sentir-se autônomo e um ser fundamental na transformação da nossa sociedade. E nós professores mudamos nosso comportamento profissional afim de ampliar nossos objetivos pedagógicos.

Chamo-me Josefa Loiola
Referência: www.cfpa.pt/portal/modules.php?op=modload...

A web 2.0 é uma nova fase da internet, que vem possibilitar uma interação mais próximas do tipo a que estamos habituadas presencialmente. É uma plataforma web, onde pessoas interagem ativamente numa espécie de diário, deixando seus comentários após a leitura. Na educação ela pode servir como um recurso pedagógico que proporciona interação, informação, comunicação. E também como estratégia pedagógica servindo como um espaço de integração, de debate, colaboração, portfólio digital. Ou seja, são inúmeras as possibilidades pedagógicas a serem trabalhadas através do blog. Onde se desenvolve um pensamento crítico no ser humano, possibilitando a construção social do conhecimento. Além de propiciar pedagogicamente no processo de ensino-aprendizagem, acaba incluindo nossas crianças cada vez mais cedo no mundo digital, que é a “febre” do momento.
            Uma das grandes vantagens dos blogs é que através deles, os jovens podem partilhar conhecimentos com seus pares e aprender uns com os outros, num canal onde o professor também está presente e que se encontra disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Portanto, o mesmo é um meio que aproxima o professor dos seus alunos e vice-versa, por se tratar também de algo em que os educandos têm um contato muito forte nos dias de hoje com a internet, por exemplo. Com esta ferramenta pedagógica inovadora os alunos são convidados a buscar o conhecimento e partilhar experiências de uma forma descontraída e muito eficiente, que inova a educação brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário