Criado para postagem das atividades dos alunos do Curso de PEDAGOGIA A DISTANCIA, pela UAB UFPB do polo de apoio presencial de Limoeiro-PE

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Flavia Cristina


UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB
UFPB - VIRTUAL
CURSO: PEDAGOGIA – MARCO V
DISCIPLINA: TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO I
PROFESSORA: LEBIAM TAMAR
APRENDENTE: FLÁVIA CRISTINA GOMES DA SILVA

DESAFIO 2

Devido à influência das TIC e a evolução da internet, estamos vivendo em constante transformação, abrindo novos caminhos para a construção do conhecimento e o desenvolvimento na área educacional. Com o aparecimento da Web 2.0 surgiram novas formas de comunicar e interagir, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem. 
O termo da Web 2.0 é da autoria de Tim O’Reilly, podendo ser vista como uma plataforma  de várias ferramentas e serviços on-line com a finalidade de facilitar  e partilhar  idéias, saberes e conhecimentos, reforçando o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais.
Vale salientar que essa mudança de paradigma sobre a concepção de Internet e suas funcionalidades, promove uma maior interação, oferecendo serviços aos utilizadores e dinamismo dos conteúdos e das pessoas. È importante destacar a possibilidade de qualquer pessoa poder criar, publicar e partilhar informação, de forma gratuita, rápida, simples e fácil. Essa nova tendência da Internet propicia a inteligência coletiva e experiências enriquecedoras nos mais diversos campos. Nesta perspectiva é importante que nós educadores estejamos preparados para enfrentar o nível de utilização das tecnologias Web 2.0 no campo educativo.
Os blogs são exemplos de ferramentas que fazem parte da variedade de sistemas disponíveis hoje na Web 2.0, sendo consideradas umas das primeiras ferramentas.  É uma página da Web que precisa ser atualizada com freqüência, podendo destacar trabalhos interdisciplinares, específicos e elaboração de projetos. Os blogs oferecem variadas possibilidades em contexto educativo, sendo, portanto fáceis de criar, apresentando uma estrutura cronológica, conteúdos organizados e acessíveis em qualquer lugar através da Internet, facilitando a comunicação entre professor e aluno, e a transmissão de conhecimentos.  
No entanto estas possibilidades facilitam a utilização e a organização de conteúdos e comentários, como também ampliam as possibilidades de complementar as aulas dos professores de forma inovadora e significativa. Os blogs apresentam-se como espaços colaborativos onde os leitores podem deixar os seus comentários.

 SITES PESQUISADOS:




Nenhum comentário:

Postar um comentário