Criado para postagem das atividades dos alunos do Curso de PEDAGOGIA A DISTANCIA, pela UAB UFPB do polo de apoio presencial de Limoeiro-PE

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Edilson Gomes- Desafio 2

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB
PÓLO PRESENCIAL DE LIMOEIRO-PE
DISCIPLINA: TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO I
PROFESSOR: LEBIAM TAMAR
APRENDENTE: EDILSON GOMES
EMAIL: edilsonlimoeiro@hotmail.com

DESAFIO 2

A Web 2.0 descreve a geração da World Wide Web reforçando o conceito de troca de informações e auxilio dos internautas com serviços virtuais e sites. A intenção é tornar o ambiente on-line mais dinâmico, criativo e que os usuários colaborem para a organização de conteúdos de forma prazerosa. Neste contexto está inserido a enciclopédia Wikipédia, cujas informações estão disponíveis e também editadas pelos próprios internautas.
Novos espaços de construção do conhecimento foram criados pelas TICs, com as evoluções tecnológicas, além da escola, a empresa, a residência e o espaço social tornaram-se educativos. Podemos dizer que os ambientes de aprendizagem do futuro serão interativos, abertos e flexíveis, fazendo a combinação de diferentes modos e estilos de aprendizagem dependendo simplesmente do objeto de estudo, do aluno, do professor, do contexto, respeitando o nível de desenvolvimento cognitivo de cada um. Para isso os educadores terão que propor aos alunos abordagens multidisciplinares com o objetivo de prepará-los para enfrentar um mundo globalizado onde o conhecimento e a aprendizagem são as únicas ferramentas para combater a exclusão social. Como potencialidades pedagógicas, os blogs e os Winks nos dão um grande leque no que diz respeito a educação.
BLOG- É uma página na Web que é utilizada freqüentemente por meio de mensagens denominados de posts feita por imagens ou mesmo por textos pequenos e são mostrados de maneira cronológica, onde as mensagens mais recentes são mostradas em primeiro lugar, é a ferramenta mais conhecida da Web 2.0 e utilizada em contexto educativo. Nas possíveis utilizações pedagógicas, os blogs podem servir de recursos pedagógicos como estratégia educativa. Enquanto recursos pedagógicos podem ser utilizados como um espaço de acesso a informação e também como um espaço disponível de informação por parte do professor. Na modalidade de estratégia educativa os blogs podem servir como um portfólio digital, espaço de intercâmbio e colaboração, e também como um espaço de debate e integração.
Winks – Páginas comunitárias na internet podendo ser alteradas por todos os usuários que têm direitos de acesso. Ultilizadas na internet pública, os winks geraram fenômenos como a Wikipédia, que é uma enciclopédia on-line escrita por leitores. É outra ferramenta da web 2.0 que está despertando o interesse da comunidade educacional. Com o surgimento da Wikipédia, os winks cresceram a cada vez mais com as contribuições dos voluntários de especialistas das mais diversificadas áreas do saber. No patamar educacional, o wink permite a interação entre professor e alunos através da troca idéias propondo linhas de trabalho para determinados objetivos além de estimular a recriação de glossários, dicionários ou até mesmo livros de texto, o winks, permite o professor ver todo o histórico de modificações, permitindo avaliar a evolução de cada aluno.

*Blog e Wiki: Os Futuros Professores e as Ferramentas da Web 2.0
-Clara Pereira Coutinho, Universidade do Minho Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, Braga, Portugal.
ccoutinho@iep.uminho.pt
-João Batista Bottentuit Junior, Universidade do Minho Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, Braga, Portugal.
jbbj@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário