WEB 2.0 – DEMOCRATIZANDO A POSSIBILIDADE DE AUTORIA
No dicionário eletrônico Houaiss (2009) a ubiqüidade é designada como a capacidade de estar presente em vários lugares ao mesmo tempo. As novas TICs vêm potencializando a ubiqüidade e a capacidade de transmissão, de circulação das informações, bem como promovendo intercâmbios culturais em escala global, simultaneamente.
Como pudemos estudar nas aulas de Tópicos Especiais em Educação I, tais mudanças não deverão extinguir as escolas, como sugere a lógica reducionista de que as novas tecnologias poderiam vir a substituir as escolas. Ao contrário, dado o caráter essencialmente humano da ação de educar torna a educação impraticável sem a mediação da pessoa, do ser gente. No entanto, o novo cenário sócio-cultural contemporâneo exige dos professores uma mudança de visão, um novo modo de se relacionar com o ensino e a aprendizagem que implica em uma mudança paradigmática.
Certamente que a inserção das novas Tecnologias da Comunicação e da Informação tem conseguido promover outras relações com o conhecimento e com a aprendizagem. Isto se torna bastante visível quando se analisa o surgimento da web 2.0 proporcionando não somente a recepção do conhecimento, mas também a troca e, mais ainda, a possibilidade de produção, de autoria e de divulgação do conhecimento produzido. Se antes do avanço das novas TICs, a publiscização era um privilégio de poucos, com as ferramentas disponibilizadas na web 2.0, os antigos anônimos conseguem divulgar as produções de forma muito mais democrática e dinâmica. Sendo assim o sujeito desloca-se da posição de leitor para a posição de autor, mediante o uso de ferramentas como blogs, podcastings, textos wikis, websites, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário