Criado para postagem das atividades dos alunos do Curso de PEDAGOGIA A DISTANCIA, pela UAB UFPB do polo de apoio presencial de Limoeiro-PE

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Ana Clécia da Silva Felix

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL- UFPB-VIRTUAL
POLO DE APOIO PRESENCIAL -LIMOEIRO/PE
DISCIPLINA : TÓPICOS ESPECIAIS

PROFESSORA: LEBIAM TAMAR SIVA BEZERRA

APRENDENTE: ANA CLECIA DA SILVA FELIX


DESAFIO 2


Com a evolução tecnológica, os TICs, criaram novos espaços de construção de conhecimento. A cada dia, pessoas estudam em lugares diferentes do mundo, seja em casa, escola ou espaços sociais. É notável que os ambientes de aprendizagens estão passando por grandes transformações, o educador deve propor aos alunos abordagens multidisciplinares que preparem para um mundo globalizado. A Web 2.0 é considerada a segunda geração da Word Wide que é utilizada como troca e informações e colaborações dos internautas com sites e serviços virtuais tornando o ambiente on-line mais dinâmico. Os blogs e os Winks, são ferramentas da Web. 2.0 mais utilizada como potencialidade pedagógica
Blogs: os blogs estão entre as primeiras ferramentas de Web 2.0 a serem usadas amplamente como recurso pedagógico. A utilização do Blog como recurso pedagógico servi como espaço de informação; e como estratégia educacional serve como portifolio digital, espaço de debate, interação e colaboração.

Wikis: É uma páginas comunitárias na internet que podem ser alteradas por todos os usuários que têm direitos de acesso. Um exemplo de Wiks é a Wikipedia, que é uma enciclopédia on-line escrita por leitores. Como recurso pedagógico o Winks permite a interação e troca de idéias entre professor e aluno, além de gerar estruturas de conhecimento parcial e colaborativa, permitindo a criação de comunidades de aprendizagens.

Fonte:
web 2.0/ A nova geração da web/ ferramentas interativas

Nenhum comentário:

Postar um comentário