UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
UFPB VIRTUAL
PÓLO DE APOIO PRESENCIAL- LIMOEIRO /PE
DISCIPLINA: TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO
PROFESSOR: LEBIAM TAMAR
APRENDENTE: SANDRA MICHELLY
E-MAIL:michellylabanca@hotmail.com
DESAFIO 2
Com os avanços tecnológico criaram-se novos espaços para a construção do conhecimento, além da escola, as residências, empresas e lugares sociais, tornaram-se espaços educativos. Com o surgimento e a expansão da internet, a divulgação das informações digitais potencializou-se, abrindo diversos caminhos para novos conhecimentos. Com a evolução dos recursos de comunicação, surgem na Web 2.0 ferramentas que possibilitam troca de informações e colaborações dos internautas com sites e serviços virtuais tornando o ambiente on-line mais dinâmico. Com toda essa evolução tecnológica os ambientes de aprendizagem tornam-se abertos e flexíveis, cabe aos educadores propor aos alunos abordagens multidisciplinares de aprendizagem e conhecimento. Para isso, os educadores de hoje, devem estar preparados para enfrentar os desafios da nova geração da Internet, a Web 2.0. Ferramentas como os blogs e winks, ajudam a quebrar esse novo paradigma adequando-se seu potencial de utilização educativa.
Blogs: os blogs estão entre as primeiras ferramentas de Web 2.0 mais conhecida e utilizada em contexto educativo. É uma pagina da Web que precisa ser atualizada freqüentemente sendo constituída por imagens ou textos. As utilizações pedagógicas dos blogs podem servir como recurso pedagógico de forma a ser um espaço de acesso especializado e disponível de informações por parte do professor e como estratégia educativa servindo de intercambio, espaço de debate e principalmente de interação.
Wikis: os Winks é outra ferramenta da Web 2.0 que tem potencialidades pedagógicas. O wiki tornou-se mais popular após o aparecimento da Wikipédia que facilita o aprendizado com as grandes contribuições voluntarias de vários especialistas que atuam em diversas áreas do saber. Na área educacional, o wiki pode ser utilizado para que os aprendentes desenvolvam projetos, interajam e colaborem dinamicamente com professores e outros alunos, além de criar-se uma autonomia por parte dos mesmos. Esta ferramenta dá possibilidades ao professor de trocar idéias com os alunos sobre determinado assunto; recriar ou fazer glossários, textos, dentre outros permitindo ao professor um ensino mais dinâmico e atraente.
*FOLHAONLINE
*Blog e Wiki: Os Futuros Professores e as Ferramentas da Web 2.0
Clara Pereira Coutinho
Universidade do Minho
Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, Braga, Portugal
ccoutinho@iep.uminho.pt
João Batista Bottentuit Junior
Universidade do Minho
Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, Braga, Portugal
jbbj@terra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário